top of page
sun-3588618_1280.jpg

ESDE -ESTUDO SISTEMÁTICO 

DA DOUTRINA ESPÍRITA

O Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE)acontece todos os sábados a partir das 19h.

1. O que é estudar de forma sistematizada?

É construir o conhecimento, partindo de conteúdo mais simples para o mais complexo, com aprofundamento progressivo, de forma planejada, organizada e contínua.

2. Quais são os objetivos do ESDE?

Proporcionar condições para estudar o Espiritismo de forma séria, regular e contínua,  como meio de aperfeiçoamento moral da humanidade, tendo como base o Evangelho de Jesus,  as obras codificadas por Allan Kardec e as subsidiárias, como as de Léon Denis, Camille Flammarion, Emmanuel, André Luiz, Manoel Philomeno de Miranda, Joanna de Ângelis, Yvonne do Amaral Pereira,  por exemplo.

– Possibilitar o conhecimento das orientações básicas que os Espíritos superiores transmitiram ao codificador, tais como: Deus, Espírito, matéria, comunicabilidade dos Espíritos, reencarnação, pluralidade de mundos habitados, o bem e o mal, as leis morais, as penas e recompensas futuras, entre outras.

3. Quais são os benefícios do ESDE

 

Os benefícios são de caráter:

Pessoal, porque favorece o progresso moral;

 

Institucional, para a Casa e para o Movimento Espírita, pelo exercício da fraternidade e pela formação de trabalhadores/multiplicadores;


Social, pela influência na formação de homens e mulheres de bem capazes de atuar em segmentos não espíritas, interagindo de forma eficiente na sociedade. Diz Kardec, em O livro dos espíritos, na Conclusão, item V: “Por meio do Espiritismo, a humanidade tem que entrar numa nova fase, a do progresso moral, que lhe é consequência inevitável”. *

*(Texto extraído do Livro Orientação para o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – ESDE. Federação Espírita Brasileira – FEB. Organização e Coordenação de Carlos Campetti)

Coordenação

Flávia e Neiva.

bottom of page