BIOGRAFIA - JORGE CAUHY JÚNIOR
JORGE CAUHY JÚNIOR
27/01/1924 a 31/05/2005
Natural de Uberaba-MG, onde nasceu em 27 de janeiro de 1924, filho de Jorge Cauhy e América Cauhy. Educou-se em Uberlândia, onde viveu sua infância e residiu até 1960, ano em que transferiu-se para Brasília. Paralelamente às suas atividades profissionais, dedicou-se a benemerentes serviços no campo assistencial e religioso, como também no setor social da Capital Federal.
"Jamais deixamos de alimentar a esperança e a certeza de que haveríamos de vencer os obstáculos com que nos deparássemos".
Foi sempre com esta frase, uma confiança muito grande em Deus, pois ele sempre dizia, "o Patrão é rico", que Cauhy, o mecânico e bom mineiro de Uberaba, sem curso universitário ou médio, superou suas limitações culturais e dedicou sua vida em prol dos menos favorecidos, com um talento inato para comunicador e um coração enorme.
-
Presidente do Centro Espírita Sebastião, "o Mártir" de 1962 a 2005;
-
Conselheiro da Federação Espírita do Distrito Federal, desde 1968;
-
Conselheiro da Casa de Ismael, desde 1971;
-
Fundador e presidente da Associação Comercial do Núcleo Bandeirante(DF) (1976-1978)
-
Fundador, Construtor e Presidente do Lar dos Velhinhos Maria Madalena, Creche Irmã Elvira, Casa da Sopa, Escola de Capacitação Joanna de Ângelis, Instituto de Gerontologia de Brasília, Casa da Mãe Solteira.
-
Diretor da Associação Comercial do Distrito Federal. (1970/1980)
-
Título de Cavalheiro da Ordem do Mérito de Brasília, conferida pelo Governo do Distrito Federal.
-
Título de Personalidade do ano de 1983, conferido pela Associação de Imprensa de Brasília.
-
Título de cidadão honorário de Brasília (1999)
-
Presidente da Associação Profissional das Instituições Religiosas e Filantrópicas do Distrito Federal.
-
Exerceu 4 mandados de Deputado Distrital por Brasília, durante 14 anos.
Aprovou várias leis visando o social, entre elas a lei que Cria o Conselho do Idoso do Distrito Federal, dispõe sobre a Política de Assistência ao Idoso, Lei que isenta do pagamento de tarifas de serviços de esgotos sanitários as entidades assistenciais e beneficentes declaradas de utilidade pública do DF, Lei que isenta do pagamento da TLP – Taxa de Limpeza Pública as entidades assistenciais e beneficentes declaradas de utilidade pública do Distrito Federal, Lei que dispõe sobre a criação de seções especiais de atendimento ao idoso nas delegacias do Distrito Federal.
- Foi presidente das Comissões de Assuntos Sociais e de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar.